Projetos, Consultadoria, Gestao e investimentos em projetos de Cannabis Medicinal em Portugal I www.cannabisportugal.com.pt Cannabis medicinal Portugal , CANABIS PORTUGAL, licenciamento canabis portugal, projetos canabis medicinal portugal, Cannabis medicinal Portugal I CANNABIS PORTUGAL I www.cannabisportugal.com.pt
top of page
Cannabis Portugal I CannabisPortugal.com.pt

Cannabis Portugal News & Blog

Featured Articles

Como está a legalização da canábis em Portugal?

Muito se tem falado sobre o uso da canábis em Portugal, quer para fim medicinal como para uso pessoal. Este artigo vai clarificar como está a legalização da canábis em Portugal.

A planta cannabis é utilizada desde a antiguidade para produção de fibras para vestuário por povos do leste asiático e por comunidades europeias. A primeira referência ao uso medicinal da cannabis sativa remonta à data de 2700 a.c. conforme registado na farmacopeia do Imperador chinês Shen-Nung, sendo recomendada no tratamento de dores reumáticas, da malária, para ajudar nos ciclos menstruais irregulares ou dolorosos e para ajudar a resolver a obstipação intestinal. Os efeitos psicoativos da planta cannabis foram descobertos, mais ou menos, entre os anos 2000 e 1400 a.c. .

No entanto, o uso da cannabis medicinal entrou em declínio no séc.XX, sendo que foi ativado mundialmente um quadro altamente proibitivo devido a alguns efeitos sociais negativos associados ao uso da cannabis.

A realidade é que, nas últimas décadas, houve um ressurgimento do estudo da cannabis medicinal com uma forte investigação científica sobre esta planta. O conhecimento que foi adquirido das excelentes propriedades desta planta no tratamento de diversas patologias e sintomas e também a remoção da cannabis da lista da ONU sobre as substâncias mais perigosas, desencadeou a liberalização do consumo de cannabis medicinal em vários países do mundo, incluindo na Europa.


Cannabis medicinal Portugal I CANNABIS PORTUGAL I www.cannabisportugal.com.pt

Como está a legalização da canábis em Portugal?

Em Portugal a cannabis foi descriminalizada em 2001 quando foi descriminalizada no país, a posse de todas as substâncias ilícitas. Esta lei aprovada no Parlamento substituiu as sanções penais por sanções civis e programas de dissuasão, caso seja usada para consumo pessoal, sendo que pode ser considerado crime se ultrapassar os limites definidos de dez doses diárias.

Mais recentemente, em 2018, foi legalizado o uso da cannabis medicinal para fins terapêuticos sob prescrição médica e dispensa em farmácia. Em 2021, saiu a portaria nº83, de 15 de Abril, que define requisitos e procedimentos relacionados à concessão de autorizações para o exercício de atividades relativas ao cultivo, fabrico, comércio por grosso, transporte, circulação, importação e exportação de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta canábis.

A entidade reguladora responsável, em Portugal, por atribuir as licenças para a plantação e produção da cannabis medicinal, é o Infarmed. No seu portal online podemos encontrar a listagem de entidades do circuito da distribuição, da produção e aquisição direta. Pode consultar aqui.

Até Junho de 2022, o Infarmed reportou em Portugal cerca de 20 empresas com licença para cultivo da cannabis medicinal, 22 empresas que têm licença para importação, 23 empresas com licença para exportação, 8 empresas com licença para fabrico e mais 8 empresas com licença para comércio. Estas empresas distribuem-se por todo o território nacional, com uma concentração maior no centro e sul de Portugal.

O investimento na indústria da cannabis em Portugal tem sido grande e com tendência a aumentar. Já existem centenas de lojas que fornecem material para cultivo da cannabis para empresas com a respetiva licença. Essas lojas designadas de growshop vendem material para cultivo indoor, como adubos, vasos, sistema de rega, iluminação, grow tents e sistemas hidropônicos.

Assim podemos verificar que a legalização da cannabis medicinal em Portugal permitiu que o país esteja na mira do investimento mundial na área da cannabis medicinal, com excelente potencial para se tornar um ponto central europeu nesta indústria.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

Partners

QUANTUNG BIOPHARMACEUTICALllc.png
www.quantung.com
www.quantung.com.jpg
www.quantung.com
bottom of page